CONTEÚDOS SOBRE DPOC

Estratégias de alívio para os sintomas da DPOC: vivendo com menos desconforto.

Compartilhar no WhatsApp

Além do tratamento recomendado pelo seu médico, praticar o autocuidado e aderir às terapias complementares, como a psicoterapia, fisioterapia e nutrição, pode desempenhar um papel essencial para o bem-estar e o alívio dos sintomas[1]. No post de hoje, vamos falar como os tratamentos adjuvantes, que são terapias complementares, podem te ajudar a conviver melhor com a DPOC no seu cotidiano.


Entendendo o papel dos tratamentos adjuvantes 

Para pacientes com DPOC, os tratamentos adjuvantes oferecem suporte fundamental no alívio dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida. Esses tratamentos são orientados para complementar o uso de medicamentos e possibilitar uma abordagem integral ao cuidado, que se estende para além dos sintomas físicos[1]. Uma abordagem multidisciplinar pode reduzir exacerbações e aumentar a aderência ao tratamento, favorecendo o bem-estar geral do paciente[1].

A importância do apoio emocional 

A psicoterapia tem um impacto positivo no enfrentamento dos desafios diários da DPOC[2], uma vez que o suporte emocional ajuda a lidar com os sentimentos de ansiedade e depressão, que frequentemente acompanham a condição[2, 3]. A terapia ajuda a reduzir e controlar os sentimentos negativos, que podem resultar na diminuição da autoestima[3]. E tratar esses sintomas pode melhorar a função respiratória e o bem-estar[3].

No Programa Viva, você pode contar com uma equipe de psicoterapeutas especializados prontos para te atender e criar estratégias de enfrentamento, para te ajudar a enxergar o lado positivo da jornada de tratamento. 


Fisioterapia para os pulmões 

A fisioterapia respiratória é uma ferramenta essencial para pacientes com DPOC, pois ajuda a melhorar a capacidade pulmonar e facilita a eliminação de secreções, reduzindo o risco de infecções[4]. Os exercícios específicos, como técnicas de expansão pulmonar e drenagem postural, promovem uma melhor ventilação, aliviando a sensação de falta de ar e reduzindo a necessidade de ser hospitalizado[4]. Além disso, a fisioterapia pode aumentar a capacidade de resistência física, contribuindo para uma maior autonomia nas atividades diárias[4].


Adotando hábitos saudáveis 

Os sintomas das doenças crônicas são condicionados por fatores de risco, como:

Sedentarismo[3]

Tabagismo[3]

Alcoolismo[3]

Excesso de peso[3]

Hábitos alimentares inadequados[3]

Os nutricionistas do Programa Viva estão preparados para te dar as orientações necessárias para desenvolver o seu plano alimentar personalizado, ajudando a manter um peso saudável e a melhorar os níveis de energia, que ajuda as pessoas com DPOC ter uma vida mais saudável.  

O poder das atividades físicas no tratamento 

Praticar atividade física regularmente é um dos pilares no manejo da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e traz benefícios significativos para a qualidade de vida dos pacientes, independentemente do estágio da doença.[2,5]  


O tratamento, que combina exercícios físicos com as orientações educacionais, ajudam a melhorar a tolerância ao esforço, reduzir a sensação de falta de ar (dispneia) e diminuir a frequência de crises. Esses exercícios podem ser realizados em casa ou em ambiente hospitalar, adaptando-se às necessidades individuais.[2,5] Por isso, converse com o seu médico para te ajudar a incluir uma rotina de exercícios para ajudar a preservar a sua qualidade de vida e a sua capacidade funcional.[5]

Como o Programa Viva ajuda no tratamento da DPOC 

O Programa Viva da Sanofi oferece uma abordagem integral para o cuidado de pacientes com DPOC em todos os estágios, proporcionando acesso a profissionais de diversas áreas, como psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas. 

Nosso objetivo é oferecer suporte contínuo para o seu tratamento, tanto físico quanto emocional, promovendo uma rotina de cuidados personalizados que te ajudam a viver com mais qualidade.


Referências bibliográficas 

1 - MANGUEIRA, N.; VIEGA, I. S.; MANGUEIRA, M. de A. M.; PINHEIRO, A. N.; COSTA, M. do R. da S. R. Correlação entre parâmetros clínicos e qualidade de vida relacionada à saúde em mulheres com DPOC. J. bras. pneumol, [S. l.], p. 01, 27 abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpneu/a/VpS5CHfqVN84YRy855kYXns/?lang=pt. Acesso em: 13 nov. 2024.

2 - BARROSO, João Manuel Barbosa. E-Health em Reabilitação Respiratória na DPOC: Revisão. Clínica Universitária de Medicina Geral e Familiar, [S. l.], p. 1-28, 19 jun. 2020. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/46873. Acesso em: 13 nov. 2024.

3 - FERNANDES, Sílvia Rosa de Castro. Diagnóstico e tratamento precoce da DPOC: contributos da enfermagem de reabilitação. Escola Superior de Saúde Instituto Politécnico de Viana do Castelo, [S. l.], p. 01, 7 jul. 2019. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1223649. Acesso em: 13 nov. 2024.

4 - OCIEDADE PARANAENSE DE PNEUMOLOGIA. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Disponível em: http://www.pneumopr.org.br/tag/dpoc/. Acesso em: 13 nov. 2024.

5 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA. Dia Mundial da DPOC 2018. Disponível em: https://sbpt.org.br/portal/dia-mundial-dpoc-2018/. Acesso em: 13 nov. 2024.

6 - Biblioteca Virtual em Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE. 21/11 – Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/21-11-dia-mundial-da-doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica-dpoc/ Acesso em 13 nov. 2024

7 - SILVA, M. F. da; ROZEIRA, C. H. B; ROZEIRA, C. F. B.; FERREIRA, E. O.; MACHADO, J. de S.; SANTOS, A. S. dos; GONÇALVES, J. P.; PARENTE, S. B. M.; DOMINGUES, M. G.; ARAÚJO, S. de O. S.; GENTIL, I. B. dos S.; OLIVEIRA, R. da S. de; ZORTEA, A. C. R.; MARQUEZAN, L. B.; LEAL, L. M. Atualizações no diagnóstico e tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [S. l.], v. 17, n. 4, p. e5937, 2024. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/cls/article/view/5937/4070 Acesso em 13 nov. 2024

8 - As intervenções para interrupção do tabagismo são efetivas em pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)? BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. BVS ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. Disponível em: https://aps-repo.bvs.br/aps/as-intervencoes-para-interrupcao-do-tabagismo-sao-efetivas-em-pacientes-portadores-de-doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica-dpoc/ Acesso 13 nov. 2024.


MAT-BR-2500252-Fevereiro/2025